segunda-feira, maio 01, 2006

O dia do trabalhador!

Hoje comemora-se o Dia do Trabalhador...Para muitos é apenas mais um feriado, um fim de semana prolongado em que aproveitam para ir à praia e aproveitar o sol...Mas para outros este dia representa muito mais...
Houve quem tenha lutado muito pela conquista dos nossos direitos...Não podemos JAMAIS baixar os braços e resignarmo-nos!

Confesso que adoro trabalhar e não me imagino sequer sem o fazer...mesmo sem ter, actualmente a oportunidade de trabalhar na minha área de eleição, a da minha formação académica, estou muito grata por todas as oportunidades que me têm sido dadas e neste momento enfrento um dos grandes desafios profissionais da minha vida!

Informação relevante
...

O primeiro 1º de Maio em Portugal e no mundo ocorreu 1 de Maio de 1886. Manifestação operária em Chicago termina com mortes e detenções. Três anos depois nascia o Dia do Trabalhador.
Em 1864 é criada a Primeira Associação Internacional dos Trabalhadores, em Londres. A esta associação chamou-se mais tarde a Primeira Internacional Socialista que duraria sete anos.

Em 1890, o Congresso americano vota a lei que estabelece a jornada de oito horas de trabalho.
Em 1889, a Segunda Internacional Socialista decide, em Paris, proclamar o 1º de Maio como o Dia do Trabalhador.
Nos Estados Unidos da América, o chamado Labor Day, festeja-se a 3 de Setembro.
O historiador José Mattoso refere que houve um reforço da luta do movimento operário português em finais do séc. XIX.
Entre 1852 e 1910 realizaram-se 559 greves no nosso país.
Já nesse tempo lutava-se pela subida dos salários, a diminuição da jornada de trabalho e a melhoria das condições.
o 1º de Maio de 1900 que juntou em Lisboa cerca de 40 mil pessoas
Durante a I República não se deixou de festejar o Dia do Trabalhador, mas sublinhe-se que um dos primeiros diplomas aprovados, com a instituição do novo regime, dizia respeito ao estabelecimento dos feriados nacionais e destes não constava o dia do trabalhador.
Durante o Estado Novo as manifestações no Dia do Trabalho e não do Trabalhador eram organizadas e controladas pelo Estado.
O primeiro 1º de Maio celebrado em Portugal depois do 25 de Abril foi a maior manifestação alguma vez organizada no país. Só na cidade de Lisboa juntaram-se mais de meio milhão de pessoas. Foi a forma dos portugueses revelarem a sua adesão ao 25 de Abril à restituição da democracia ao nosso país!

Viva Portugal!!

Sem comentários: