terça-feira, junho 20, 2006

Dia Mundial dos Refugiados

Hoje comemora-se o Dia Mundial dos Refugiados

A 24 de Maio o Público noticiava a nomeação de António Guterres, o nosso antigo Primeiro-Ministro, célebre pela gaffe, mas no meu caso pessoal a sua governação está associada ao meu melhor preríodo profissional. Obrigada! Porque ao contrário do que o povo pensa no tempo do PS nem tudo são jobs for the boys, trabalharam pessoas válidas e que não se vendiam e não se vendem. A todos esses anónimos e que se perdem na multidão dos vendidos o meu reconhecimento e o meu sorriso.
África, o continente que alberga mais refugiados
«Em Portugal, o Dia Mundial do Refugiado deste ano será comemorado na Casa do Artista, em Lisboa, com uma gala organizada pelo CPR que conta com a participação de diversos cantores e músicos que querem, assim, solidarizar-se com os milhões de refugiados de todo o Mundo, e no Porto, no Museu Nacional Soares dos Reis, com eventos organizados pela Universidade do Porto em colaboração com o CPR.»
Alto Comissários:

O posto de Alto Comissário das Nações Unidas para os Refugiados, foi ocupado pelas seguintes personalidades:
António Guterres, 2005 - 2009 (Portugal)
Ruud Lubbers, 2001 - 2005 (Holanda)
Sadako Ogata, 1990 - 2000 (Japão)
Thorvald Stoltenberg, Jan-Nov 1990 (Noruega)
Jean-Pierre Hocké, 1986 - 1989 (Suiça)
Poul Hartling, 1978 - 1985 (Dinamarca)
Sadruddin Aga Khan, 1965 - 1977 (Irão)
Félix Schnyder, 1960 - 1965 (Suiça)
Auguste R. Lindt, 1956 - 1960 (Suiça)
Gerrit Jan van Heuven Goedhart, 1951 - 1956 (Holanda)

«Campo de refugiados é o local construído provisoriamente por organizações não-governamentais (ONGs), como a Médicos Sem Fronteiras, para receber refugiados.
Os campos têm a intenção de serem temporários, providenciando o básico necessário para a sobrevivência. São montados com barracas, providenciando locais para dormir, para a higiene pessoal, suprimentos médicos, cominicação, e em alguns casos, alimentação.
No entanto, com o aprofundamento da situação que forçou o deslocamento populacional, seja por uma guerra civil ou outro motivo, poderá fazer com que a manutenção do campo de refugiados por um longo período de tempo se transforme em uma crise humanitária de difícil resolução.
Nunca é demais relembrar os direitos humanos....

Convención sobre el Estatuto de los Refugiados

O Diário Digital também se lembrou desta comemoração que remonta ao ano de 2000. O Diário de Notícias refere a mensagem de António Guterres

Universidade do Porto também se associa às comemorações

Para mais informações:
http://www.un.org/english

1 comentário:

Maria Clarinda disse...

Olá menina linda!Hoje tirei o tempo que estive na net para te visitar...li, passei momentos optimos. Obrigada por eles.
Um jinho grande.
Já, já espero que possamos tomar o n/chá.