segunda-feira, junho 12, 2006

Santo António em Lisboa..Cheira a sardinha assada e a manjerico pela rua

Hoje comemora-se o Dia de Santo António, em Lisboa uma das manifestações de cultura popular invade a nossa cidade, misturando-se a alegria,a festa com o cheiro a sardinhas assadas e os famosos manjericos.
Apesar de não ter vontade de me misturar na multidão hoje, acabei por sentir o cheiro tão característico e consegui ver as rus enfeitadas, as ruas da Mouraria, quando saia do trabalho. Que bonito é ver os lisboetas nas ruas, lado a lado com as tão características bancas de rua!
VIVA O SANTO ANTÓNIO
Santo António de Pádua, também conhecido como Santo António de Lisboa, nasceu em Lisboa, no ano de 1195, com o nome de Fernando de Bulhões y Taveira de Azevedo. É contemporâneo de um outro grande santo, São Francisco de Assis.
Santo António foi cónego regular em Portugal até os vinte e cinco anos, quando um facto mudou a sua vida. Ao saber que cinco franciscanos tinham sido martirizados em Marrocos, como consequência da tentativa de evangelizar infiéis, Santo António decidiu seguir-lhe os passos e ser um missionário.
Em 1231, seu sermão alcançou o ápice de intensidade, porém, foi neste mesmo ano que o santo foi acometido de uma doença inesperada, e ele veio a falecer em Arcella, no dia 13 de junho, aos 36 anos de idade.
Santo António foi canonizado por Gregório IX em 30 de maio de 1232. É um santo de grande popularidade, principalmente nos países latinos, onde o povo costuma invocá-lo para encontrar objectos perdidos e auxiliar moças solteiras a encontrar noivos.
Oração à Santo António

1. Oração para os namorados (Esta é bem gira, será que resulta?)

Meu grande amigo Santo António, tu que és o protetor dos enamorados, olha para mim, para a minha vida, para os meus anseios. Defende-me dos perigos, afasta de mim os fracassos, as desilusões, os desencantos. Faze que eu seja realista, confiante, digno e alegre. Que eu encontre um amor que me agrade, seja trabalhador, virtuoso e responsável. Que eu saiba caminhar para o futuro e para a vida a dois com as disposições de quem recebeu de Deus uma vocação sagrada e um dever social. Que meu amor seja feliz e sem medidas. Que todos os enamorados busquem a mútua compreensão, a comunhão de vida e o crescimento na fé. Assim seja.

Sem comentários: